Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, os alunos do 3.º ano, no âmbito do projeto de ano alusivo ao tema “O que posso fazer para diminuir a minha pegada ecológica?”, visitaram a Lipor, uma central de valorização orgânica que presta serviços de gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos do Grande Porto, situada em Ermesinde.
Os alunos iniciaram a visita de estudo com uma sessão de esclarecimento sobre o centro de triagem da Lipor, onde puderam perceber como deve ser feita a separação dos diferentes resíduos e que tipo de cuidados deverão ter ao efetuar essa separação. Também tiveram a oportunidade de ver alguns produtos resultantes da reciclagem dos diferentes resíduos. Ainda nessa sessão, assistiram a um vídeo que exemplificava o processo de triagem do lixo e alguns vídeos de sensibilização para a importância da separação do lixo.
Após este momento, os alunos seguiram para a fábrica e, in loco, observaram todo o processo de triagem dos diferentes resíduos.
A visita prosseguiu com um passeio pela Horta da Formiga, onde os alunos viram diversos compostores e perceberam que a valorização dos resíduos orgânicos tem como benefício adicional a produção de um adubo natural.
A visita terminou com uma atividade de estacaria de alecrim.

 

Galeria de fotos