Em 2016.17 o Colégio Luso-Francês celebra o seu 80.º aniversário. Este será o grande tema agregador durante o ano letivo, não só naquilo que representa de redescoberta da sua identidade e história, mas num sentido prospetivo: o de uma comunidade educativa rumo ao centenário, procurando ser no presente aquilo que se define como escola do futuro.
Em função de algumas mudanças mais ou menos estruturais, 2015.16 foi um ano legitimamente difícil, mas o balanço é positivo.

No site fomos divulgando ao longo do ano letivo dezenas de iniciativas e projetos que mobilizaram toda a comunidade educativa. Em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, os nossos alunos desenvolveram vários projetos: alguns premiados ao mais alto nível e todos reconhecidos no âmbito da excelência.
No que diz respeito aos resultados nos exames nacionais, consolidamos em 2016 os excelentes resultados de 2015: médias de 80% no ensino básico e de 14.5 valores no ensino secundário.

Tendo em consideração um projeto de requalificação consequente com uma escola que se reconhece a fazer futuro desde 1936, no próximo triénio nascerá um novo complexo na envolvência da nossa Casa Mãe.
Para além dos espaços onde serão acolhidos os nossos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, contaremos com um amplo espaço de biblioteca/mediateca, salas para diversas atividades curriculares e extracurriculares, um gimnodesportivo e um campo de jogos com medidas oficiais, gabinetes e um auditório com mais de 400 lugares.