O Projeto Clube das Histórias “Abrir as portas ao sonho e à reflexão”, tem vindo, ao longo dos anos, a difundir-se de uma forma significativa, não só em Portugal, como também no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa.
No sentido de assegurar a sua continuidade, foi constituída uma equipa pedagógica formada por professores de vários grupos disciplinares e provenientes de diversos estabelecimentos de ensino, que têm a seu cargo a seleção, preparação e envio gratuito de uma história semanal por correio eletrónico aos professores que se inscrevam neste CLUBE.
O Clube das Histórias visa assim promover a literacia, contribuindo para o gosto pela leitura de pequenos contos que podem fazer a diferença no mundo de hoje, contos esses que convidam não só a refletir como a sonhar….
As histórias, que são selecionadas em função do conteúdo ético e simbólico, permitindo deste modo uma reflexão sobre os princípios fundamentais da sociedade atual, abordam temas relacionados com as vivências individuais e coletivas, e transmitem valores como a solidariedade, a justiça, a generosidade, o amor, o respeito por si próprio e pelos outros, a delicadeza, a responsabilidade, entre muitos outros assuntos/temas.
Este Projeto foi iniciado no ano letivo de 2015-2016 (3.ºB) sendo a envolvência da turma tão prazerosa que continuou no ano seguinte, 2016-2017 (4.ºB).