Nos dias 26, 27 e 28 de abril, decorreu, na Universidade de Coimbra, a final da VI edição das Olimpíadas da Economia, cujo tema era a economia da felicidade. Nesta final, contámos com a presença da aluna Diana Isabel Proença Duarte, da turma 12ºC, acompanhada pela professora Glória Teixeira. A aluna recebeu, das mãos de Danil Fedorovykh (coordenador das Olimpíadas Internacionais da Economia – IEO), a menção honrosa, pelo seu 4º lugar, que a apura para participar na 2º edição das IEO, a decorrer em S. Petersburgo (Rússia), entre os dias 23 de julho e 1 de agosto do presente ano. Congratulamos a nossa aluna por este resultado, bem como os restantes vencedores, que também integrarão a equipa portuguesa na Rússia, na primeira participação do nosso país nesta competição.
Durante a final nacional, os 47 participantes de todo o país tiveram de realizar um questionário, que mobilizava conhecimentos de Economia, História e cultura geral, e de enfrentar dois desafios em grupo: Desafio Delta Cafés e Desafio Felicidade no Ensino, nos quais tiveram de, em tempo limitado, elaborar medidas para promover a felicidade numa empresa e numa escola, respetivamente, e apresentá-las aos restantes participantes. Além disso, tiveram a oportunidade de assistir a palestras acerca do tema em questão de várias personalidades: Gabriel Leite Mota, Manuel Caldeira Cabral, Georg Dutschke e Cristina Robalo Cordeiro.
Agradecemos à organização das Olimpíadas, cujo coordenador é João Pedro Santos, por proporcionar aos alunos do Secundário esta experiência enriquecedora e pelo ambiente acolhedor que criaram com os participantes.
Contamos com a presença do CLF novamente na final da próxima edição, cujo tema é a Economia Circular, e desejamos muito sucesso para a equipa portuguesa, em especial para a aluna Diana Duarte, nas Olimpíadas Internacionais, na Rússia. Boa sorte!