Dois alunos de Física do 12.º ano do Colégio Luso-Francês foram apurados para as Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas de Física 2018.
O Gustavo Xavier Delerue Marinho Alves foi selecionado para representar Portugal na Olimpíada Internacional de Física, IPhO, que terá lugar em Lisboa, de 21 a 29 de julho próximo e o aluno Rui Barreira Morais Pinto ficou apurado para as Olimpíadas Ibero-americanas de Física, OIbF, que decorrem em Porto Rico de 20 a 28 de outubro do corrente ano.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência através da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Fundação EDP. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades do projeto “Quark! – Escola de Física para jovens”.
A equipa portuguesa, constituída por cinco alunos, nas IPhO, e quatro alunos; nas OIbF, selecionados após um longo e árduo percurso, integra dois alunos do Colégio Luso-Francês, como já tinha ocorrido em edições anteriores. A etapa final de seleção consistiu numa prova teórica e numa prova experimental, realizada por docentes da Universidade de Coimbra, com duração de 9 horas consecutivas. Não admira que seja conhecida como PDF – Prova de Fogo!…
Parabéns!

 

Galeria de imagens