As alunas do 12.º ano do Colégio Luso-Francês Catarina Dias e Laura Cullen distinguiram-se com uma menção honrosa na Final Nacional da Competição 8.ª Feira de Ciência Hands on Science/ 4.º Concurso «À Descoberta da Luz».
Em Portugal, a competição é organizada pela Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica [SPOF] e pela Associação Hands-on Science Network [HSCI], com o apoio da Sociedade Europeia de Física.
Os alunos desenvolveram um hidrogel sem poliacrilamida, para hidratação lenta de solos com elevado stress hídrico. A defesa do projeto realizou-se no passado dia 25 de maio, em Viana do Castelo. A complexidade do trabalho desenvolvido, a pertinência e a atualidade do tema escolhido, o rigor com que as alunas apresentaram o seu processo de trabalho e os argumentos que, convictamente, expuseram ao júri, mereceu-lhes um belíssimo reconhecimento.
Muitos parabéns, Catarina e Laura, por não irem pelo caminho fácil, ao darem continuidade a um projeto iniciado há já 3 anos no Colégio e, po isso, de grande complexidade; parabéns pela vossa sensibilidade e simpatia com os pequeninos cientistas que se aproximavam, curiosos com as «bolinhas azuis» que viam repousar nos tubos de ensaio; parabéns pelo esforço em comunicar numa língua estrangeira pois, como bem dizem, o inglês é a linguagem dos cientistas.
«A professora é pior do que o júri; é um choque que nos abana, mas agora já conseguimos».
Conseguiram mesmo. Atingir o nível de excelência a que o Colégio tem habituado faz-se por passinhos pequenos e eu, enquanto professora, nunca desistirei de vos tentar levar ao topo. Os sorrisos e alegrias que iluminam os vossos rostos no final do eventos serão sempre o meu prémio.
A Catarina e a Laura apresentarão o seu projeto na 15.ª Conferência Internacional Hands-on Science, a qual decorrerá na Universidade de Barcelona, de 16 a 20 de Julho.

 

Galeria de imagens