No âmbito das disciplinas de Biologia e Psicologia realizou-se no passado dia 24 de abril uma visita à exposição “Cérebro – mais vasto que o Céu” e ao Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda.
A exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian constituiu uma viagem única à volta do cérebro: a sua origem, a complexidade da mente humana e da inteligência artificial. Possibilitou ainda a realização de atividades interativas, análise de documentos históricos e paleontológicos, pintura, modelos tridimensionais e infografias.
Na visita ao Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda os alunos tiveram oportunidade de observar o primeiro hospital psiquiátrico fundado no país, o seu acervo patrimonial e documental, designadamente o balneário D. Maria II e o pavilhão panóptico de segurança, os elementos artísticos, documentais, clínicos e o seu mobiliário.
Com esta atividade pretendeu-se operacionalizar os conceitos explorados em contexto de sala de aula e enriquecer o currículo e formação dos estudantes de Psicologia e Biologia.