Na sequência do Caminho de Finisterra que os alunos do 9.º ano percorreram entre 9 e 12 de julho, regressámos ao Caminho entre 29 de agosto e 1 de setembro, desta vez com um grupo de alunos do 10.º ano.
“Congaudeant catholici” é um célebre cântico dos peregrinos a Compostela composto por Albertus Parisiensis no século XII e integrado no Codex Calixtinus. Do verbo latino “congaudeo” [que significa “alegrar-se com”], “congaudeant” é um convite à alegria partilhada, essa alegria indescritível que os peregrinos testemunham no Caminho e na experiência transfiguradora da chegada à Catedral de Santiago.
Foi nesse espírito que propusemos o projeto CONGAUDEANT: uma comunidade de peregrinos reunida em torno da experiência do Caminho de Santiago, que promove, estuda, reflete e divulga o fenómeno dos Caminhos, a sua espiritualidade e tradição. Trata-se de um projeto desenvolvido desde 2001.02, no âmbito do Núcleo de Evangelização e da disciplina de EMRC, inspirado no Evangelho, na tradição da Igreja e no humanismo cristão, ponto-de-partida para a construção de uma identidade cristã no nosso tempo.