O projeto AQUASOIL, desenvolvido pela Carolina Louro, pela Catarina Dias e pela Laura Cullen, alunas do 12.º ano, marcou presença na 15th International Conference on Hands-on Science, que decorreu em Barcelona, na passada semana de 16 a 20 de julho.
A Hands-on Science Network [www.hsci.info] é uma associação internacional sem fins lucrativos, dedicada à promoção da educação e da alfabetização científicas na e com a sociedade, através do envolvimento de professores, educadores, investigadores, empresários e decisores políticos.
Criada em 2003, com base no projeto homónimo, e sob a coordenação do Prof. Manuel Filipe Costa [Departamento de Física da Universidade do Minho], o consórcio europeu, que envolvia então 10 parceiros, tem atualmente uma abrangência mundial.
Com o mote «Advancing Science. Improving Education», a Catarina e a Laura defenderam brilhantemente o projeto desenvolvido ao longo do ano letivo: «Achieving Sustainable Developing Goals [SDG] through Project-based Curricula in Schools: the AQUASOIL case study». Depois de um ano preenchido de desafios, dos quais constam a presença nas finais dos concursos «8ª Feira de Ciência Hands on Science/ 4º Concurso À Descoberta da Luz», «Jovens Cientistas e Investigadores» e «FCT NOVA Challenge», as alunas iniciam, no Congresso HSCI’18, um trabalho de autoria académica. O artigo submetido pode ser consultado no Livro de Resumos da Conferência aqui.
Com um orgulho imenso nestas jovens cientistas, deixamos um imenso “Parabéns”!

 

Galeria de imagens