Dez alunos do 12.º ano do Colégio Luso-Francês marcaram presença em mais uma final europeia da competição Shell Eco Marathon, disputada em Londres, de 25 a 28 de junho.
A Luso-Racing Team, constituída pelos alunos André Gonçalves, Benjamim Gomes, Bernardo Rocha, Catarina Teixeira, Francisco Dias, Gonçalo Santos, Henrique Morais, Jorge Miguel Natal, Ricardo Alves e Sofia Carrancho encantou alunos e professores num evento preparatório à sua deslocação a Londres, onde mostrou à comunidade educativa o protótipo trabalhado durante o ano letivo.
A Shell Eco Marathon é organizada pela Shell Oil Company e destina-se a estudantes pré-universitários e universitários. O desafio da competição consiste em construir e testar a eficiência de protótipos em pista, solicitando-se a cada equipa que percorra a maior distância possível com 1 litro de combustível ou equivalente. A competição divide-se  por categorias – Prototype e Urban Concept – e por tipo de energia utilizada – Gasolina, Elétrico, GPL, Gasóleo e Hidrogénio – inserindo-se o carro do CLF na categoria Prototype e utilizando como combustível a gasolina.
Este projeto desenvolveu-se na disciplina de MIP, sendo orientado pelo Departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ao longo do ano letivo os alunos adquiriram conhecimentos nas áreas da mecânica e do design automóvel, dos combustíveis, da eficiência energética e das tecnologias low-carbon.
A Luso-Racing Team foi convidada a participar na prova Le Mans 2018, sendo este o mote necessário para começar uma nova aventura no próximo ano letivo.
Um agradecimento muito especial ao Professor José Luís Esteves, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mentor deste fantástico projeto.
Até Le Mans!

 

Galeria de fotos