O aluno João Nóbrega do 12.º ano participou com um Ensaio Científico  no 9th Annual European DNA Day Essay Contest for High School Students, dedicado ao tema da Polineuropatia Amiloidótica Familiar, também designada como Paramiloidose ou Doença dos Pézinhos.

O concurso DNA Day Essay Contest é promovido pela Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG) e visa desafiar os alunos a analisar, questionar e refletir sobre a importância e implicações sociais da investigação em Genética bem como das suas aplicações.  Manifestando interesse tanto pela área da genética humana como pela escrita, o João prontamente aceitou o desafio e desenvolveu, ao longo do ano letivo, o Ensaio que intitulou de “Foot disease – when genes rewrite old fishermen fairy tales”.

Para a avaliação do trabalho era solicitado que o mesmo contivesse argumentos bem construídos e fundamentados, indicativos de um conhecimento efetivo sobre o tópico selecionado. Neste percurso, foi fundamental o apoio científico do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, muito especialmente das Doutoras Carolina Lemos, Filipa Carvalho e Milena Paneque. O ensaio escrito pelo João obteve 17.30/20.00 pontos, correspondendo a um 12.º lugar num universo de 189 participantes europeus.

“O João apresentou um ensaio excelente” – as palavras do Presidente da Sociedade Europeia de Genética Humana não podiam ser mais gratificantes, as quais reiteramos, com votos de muitos sucessos para a sua etapa académica futura.