O LHC World Wide Data Day é uma atividade hands on de física de partículas, com a duração de 24 horas, na qual estudantes de todo o mundo podem analisar dados reais do Large Hadron Collider e compartilhar resultados por videoconferência contínua de 24 horas, moderada por Físicos do CoEPP na Austrália, CERN na Suíça, Fermilab nos Estados Unidos e TRIUMF no Canadá.
O CLF, através do projeto miniQuark! – Escola de Física para jovens, voltou a integrar o lote de escolas selecionadas a nível mundial para participar na segunda edição deste evento, que decorreu na terça-feira, 14 de novembro de 2017.
Os nossos alunos participantes no miniQuark!, tiveram, numa fase inicial, formação sobre física de partículas, aceleradores, detetores, matéria e antimatéria, etc. Na fase seguinte, analisaram dados reais do detetor ATLAS, A Toroidal LHC Apparatus, medindo os ângulos Φ e θ em eventos envolvendo muões e anti-muões.
Os resultados recolhidos e analisados foram posteriormente partilhados na videoconferência do dia 14 de novembro. A nossa participação, juntamente com a Escola Secundária da Calheta, foi moderada pelo físico norte-americano Kenneth Cecire e pelo físico italiano do CERN Matteo Scornajenghi, que responderam às questões colocadas pelos jovens investigadores.
Depois desta participação, mais projetos se avizinham como o Beamline for Schools…

 

Galeria de fotos