Os alunos Álvaro Silva e Ana Carolina Pinto, do 12.º ano, representaram Portugal na International Wildlife Research Week, de 25 de junho a 2 de julho.

Este evento, promovido pela fundação Swiss Youth in Science, é coordenado, a nível nacional, pela Fundação da Juventude, a qual seleciona os alunos que representarão anualmente o país em concursos e eventos de Ciência internacionais.

Num universo de 100 projetos, tivemos a honra de ver o ECOFilt – o projeto desenvolvido pelos alunos do CLF – premiado, o que proporcionou uma experiência inesquecível aos alunos, tanto a nível científico como humano.

A investigação desenvolvida pelo Álvaro e pela Ana nos Alpes Suíços, juntamente com mais 24 jovens de toda a Europa, centrou-se no estudo da influência humana na utilização do habitat pela marmota [Marmota marmota], uma mamífero de médio porte adaptado naturalmente às regiões alpinas.

Durante uma semana, o grupo de jovens cientistas teve a oportunidade de desenhar uma investigação em contexto real e de adquirir competências nas áreas de amostragem de campo e de análise laboratorial, com uma equipa de quatro experientes investigadores.

O vale Müstair, um dos vales alpinos mais bonitos da Suíça, juntamente com o Convento Beneditino de São João e o Parque Nacional Suíço, encontram-se classificados como reserva da Biosfera, pertencente à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Com um cenário tão inspirador, o trabalho transformou-se necessariamente num enorme prazer e despertou a vontade por explorar mais.

Quem sabe num futuro próximo sejam estes jovens cientistas os monitores em edições próximas da International Wildlife Research Week.

Deixamos um agradecimento muito especial à Fundação da Juventude, pela incansável dedicação demonstrada ao longo das 24 edições do concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”.

 

Galeria de Fotos