O projeto WWTP – Wastewater Treatment Plastic – desenvolvido pelos alunos Bernardo Ramos, Inês Machado e Isabel Festas e o projeto AQUASOIL, desenvolvido pelas alunos Carolina Louro, Catarina Dias e Laura Cullen, foram premiados na 3.ª edição do concurso FCT NOVA Challenge, evento que ocorreu nas instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Costa de Caparica, no passado dia 8 de junho.
O concurso FCT NOVA Challenge tem como objetivo estimular o aparecimento de talentos na área das Ciências, Tecnologia e Engenharia, através da realização de projetos científicos inovadores. Promovendo a interação entre jovens e investigadores, o FCT NOVA Challenge pauta-se por um espírito competitivo são, de trabalho em equipa e de grande criatividade.
O 3.º lugar alcançado pela Carolina, pela Catarina e pela Laura, com o projeto AQUASOIL, valeu-lhes um prémio monetário no valor de 2.500 euros e o reconhecimento científico por parte dos jurados e dos convidados presentes na cerimónia: Professor Doutor Fernando Santana, Diretor da FCT NOVA; Professor Doutor João Sà água, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa; Professor Doutor António Câmara, Keynote Speaker “O Futuro Será Tão Brilhante Que Terão Que Usar Óculos Escuros” e Professor Doutor Vítor Santos, representante da Embaixada dos EUA em Portugal.
Já o projeto WWTPLASTIC, que alcançou o 1.º lugar, valeu ao Bernardo, à Inês e à Isabel um prémio monetário no valor de 5.000 euros e uma viagem à NASA’s Goddard Space Flight Center, primeiro centro espacial da NASA, sediado em Washington, nos EUA.
Na 3.ª edição do concurso FCT NOVA Challenge marcaram presença 40 escolas secundárias, representando um universo de 70 projetos a concurso.
Um agradecimento imenso pelo acolhimento sempre tão simpático e carinhoso com que a coordenação do FCT NOVA Challenge nos recebe ano após ano, não podendo deixar de mencionar a Dr.ª Celma Padamo, pela incansável ajuda ao longo de todo o processo.
Um agradecimento imenso à APELF pelo apoio no transporte das equipas à FCT NOVA.
Parabéns aos alunos pela excelente defesa dos projetos perante um auditório de cerca de 520 estudantes, pais e professores de todo o país.

 

Galeria de imagens