Hoje, professores e alunos do CLF regressam ao Caminho de Santiago, 15 anos depois da primeira peregrinação organizada na nossa Comunidade Educativa.

“Congaudeant catholici” é um célebre cântico dos peregrinos a Compostela, composto por Albertus Parisiensis no século XII e integrado no «Codex Calixtinus». Do verbo latino “congaudeo” [que significa “alegrar-se com”], “congaudeant” é um convite à alegria partilhada, essa alegria indescritível que os peregrinos testemunham no Caminho e na experiência transfiguradora da chegada à Catedral de Santiago.

É nesse espírito que Colégio Luso-Francês propõe o projeto CONGAUDEANT: uma comunidade de peregrinos reunida em torno da experiência do Caminho de Santiago, que promove, estuda, reflete e divulga o fenómeno dos Caminhos, a sua espiritualidade e tradição. Trata-se de um projeto inspirado no Evangelho, na tradição da Igreja e no humanismo cristão, ponto-de-partida para um “aggiornamento” da identidade cristã à luz da condição de peregrino.

O Colégio Luso-Francês foi a primeira escola portuguesa a assumir o Caminho de Santiago no seu Projeto Educativo. Professores e alunos do CLF percorrem o Caminho deste 2002: mais de trinta Caminhos, mais de quatro mil quilómetros percorridos, mais de cinco mil peregrinos… e a consciência de que o Caminho tornou-se para nós uma Escola de sentido, de humanismo, de amizade, de superação pessoal, de generosidade, de espiritualidade, de serviço e de Evangelho… e o Colégio Luso-Francês tornou-se uma Escola de Caminho.

 

Galeria de Fotos