Faleceu o nosso Bispo, D. António Francisco dos Santos.
Nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedeu a D. Manuel Clemente e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
D. António Francisco dos Santos foi ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.
Natural de Tendais, no Concelho de Cinfães [Diocese de Lamego], foi ordenado presbítero em dezembro de 1972. Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na École Pratique de Hautes Études Sociales, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa. Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.
João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006, onde tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Visitou o Colégio Luso-Francês em diferentes contextos, mas sempre com a mesma afabilidade, humildade e sabedoria. Em nome de toda a comunidade educativa, recordamos hoje, magoados pelo impacto da inesperada notícia da sua morte, os momentos felizes que partilhámos.