ENSINO SECUNDÁRIO

A oferta educativa do Colégio Luso-Francês para o Ensino Secundário visa promover uma formação e aprendizagens diversificadas, proporcionando aos alunos a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências orientadas para o prosseguimento de estudos de nível superior e compreende as diferentes valências dos cursos científico-humanísticos, nomeadamente: Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais.

 

Os cursos científico-humanísticos destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade. Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade e conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário [12.º ano], bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações [QNQ].
 
Os planos de estudo dos cursos integram a Componente de Formação Geral, comum aos quatro cursos e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. É constituída pelas disciplinas de Português, Língua Estrangeira — Inglês [nível 6] ou Espanhol [iniciação] —, Filosofia, Educação Física. A disciplina de Educação Moral e Religiosa é de frequência obrigatória.
 
A Componente de Formação Específica é constituída por:
Uma disciplina trienal obrigatória [10.º, 11.º e 12.º anos];
Duas disciplinas bienais [10.º e 11.º anos], ligadas à natureza científica do curso;
Duas disciplinas anuais [12.º ano] a escolher de entre opções de cada curso, diretamente ligadas à natureza do curso e/ou a diversas áreas do saber. No ano letivo de 2017.18 o Colégio Luso-Francês disponibiliza as seguintes disciplinas: Antropologia, Aplicações Informáticas, Biologia, Economia C, Física, Geografia C, Inglês [nível 8], Oficina de Artes, Psicologia B e Química.
 
Como oferta complementar de enriquecimento curricular [de caráter obrigatório], o Colégio Luso-Francês disponibiliza Metodologias em Investigação de Projeto [MIP].

 

Coordenador:
Carlos Azevedo
carlos.azevedo@lusofrances.com.pt