Entre os dias 16 e 30 de novembro, pode ser visitada, no colégio, a exposição “A singularidade da criação Dada: fotomontagens” que dá a conhecer um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do 5.º ano, na disciplina de educação visual, a partir da obra da artista alemã Hannah Höch [1889-1978].

Num exercício de criação com recurso à fotomontagem e às texturas visuais originadas pelo uso da linha, os alunos desafiaram os seus modelos de representação, criando personagens numa narrativa visual do absurdo. E experimentaram a “apropriação” como uma técnica artística ao utilizarem os elementos visuais de outras composições, integrando-os nas suas. Desenvolveu-se, assim, a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e, também, o prazer pela investigação. Conhecer a obra da dadaísta Hannah Höch revelou-se uma descoberta fascinante.

O ambiente de aula foi informal e de liberdade de ação, estimulando a construção de uma atitude de abertura crítica, compreensiva e interveniente. Neste contexto, nasceram as notáveis 95 obras – algumas inusitadas, outras perspicazes pelas conexões feitas na combinação de imagens recortadas de diferentes fontes – que são agora apresentadas à comunidade educativa nesta exposição organizada pelo grupo disciplinar de artes visuais do 2.º ciclo.

 

Galeria de fotos