Seis alunos do 12.º ano – André Assunção, António Pereira, Francisco Dias, Francisco Sousa, José Duarte e Margarida Pereira – foram apurados para a final nacional da competição CanSat Portugal 2018, um projeto educativo da Agência Espacial Europeia [ESA], organizado em Portugal pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O Cansat Portugal tem como objectivo proporcionar aos estudantes Portugueses a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial.
O Colégio Luso-Francês aceitou de desafio de desenvolver um microssatélite – LusoX – que rastreará a baixa troposfera na procura de material particulado, nomeadamente microplásticos em suspensão com capacidade de inalação pelo ser humano.
Esta fase da competição foi particularmente difícil, com 39 equipas em competição e com projetos de qualidade muito elevada.
O LusoX cruzará o céu açoriano, em Santa Maria, de 26 a 29 de abril. Aqui, os alunos defenderão o seu protótipo perante um júri, podendo apurar-se para a Final europeia do concurso.
Parabéns aos jovens cientistas aeroespaciais e votos de muito sucesso para o LusoX.