Três ex-alunos do Colégio Luso-Francês – Eduardo Nogueira, Francisca Martins e Gabriel Silva – viram o seu nome batizar três asteroides na sequência do seu feito na maior Competição de Ciência e Tecnologia do Mundo [Intel ISEF], em maio de 2018, em Pittsburgh, EUA.
Os asteroides [34534] Nogueira, [34527] Fransanmartins e [34539] Gabrielsilva foram descobertos através do programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research Program [LINEAR] do Lincoln Laboratory do Massachusetts Institute of Technology [MIT], entidade que atribuiu este prestigiado reconhecimento aos alunos pelo 2º lugar mundial conquistado pelos alunos portugueses nos Grand Awards, na categoria “Microbiologia”, perante 1400 projetos de 81 países.
Também designados como Minor Planets [‘Corpos Menores do Sistema Solar’], os asteroides [34534] Nogueira, [34527] Fransanmartins e [34539] Gabrielsilva são monitorizados pelo Minor Planet Center, organização que opera no Observatório Astrofísico Smithsonian, sob a supervisão da União Astronómica Internacional [IAU].
O Minor Planet Center é responsável pela identificação, designação e computação das órbitas destes e outros corpos celestes.
O projeto ShealS – Sea Heals Soil – que levou os jovens cientistas aos EUA, e que culminou nesta enorme honra, foi premiado em inúmeros concursos nacionais e internacionais.

Para participarem como finalistas na Intel ISEF, o Eduardo, a Francisca e o Gabriel tiveram que se apurar no concurso “Jovens Cientistas e Investigadores”, evento coorganizado pela Fundação da Juventude e pela Agência Nacional Ciência Viva, e que ocorreu em junho de 2017, no Porto.
Após 3 dias de defesa, o projeto ShealS foi selecionado para representar Portugal na Estónia, na final europeia do “European Union Contest for Young Scientists”, organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia, que decorreu em setembro de 2017. Uma vez mais, e após uma avaliação minuciosa, os alunos apuraram-se para representar Portugal na Intel ISEF 2018.
THINK BEYOND…a Francisca, o Eduardo e o Gabriel interiorizaram na perfeição o lema do concurso e conquistaram o 2º lugar nos Grand Awards, na categoria “Microbiologia”, um resultado inédito para Portugal, nos seus 20 anos de participação.
O Colégio deixa o convite a todos os curiosos que queiram acompanhar, em tempo real, estes três famosos asteroides, acedendo ao site http://www.ll.mit.edu/linear.
Uma palavra final para a Francisca, para o Eduardo e para o Gabriel: reiterando as palavras do Dr. Grant Stokes, “Good luck in your pursuit of education and career. You are off to a great start!”