No dia 30 de Abril, a Prof.ª Rita Rocha e o aluno Eduardo Fonseca [do 12.º ano] representaram o Colégio, apurando-se para o Festival Science on Stage Europe, que decorrerá na Hungria em junho de 2017.

A final nacional do evento decorreu em Cascais, onde três dos projetos desenvolvidos pelos alunos em MIP [Harpa Laser, Inventário de Microplásticos em sedimentos marinhos e Microssatélite LusoSat] encantaram e convenceram um júri de especialistas.

O Festival Science on Stage é a maior mostra europeia de projetos educativos STEM [Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática], onde os melhores projetos escolares de cada país são apresentados a uma comunidade de educadores.

Iniciado em 1999, sob a designação de Physics on Stage, alarga o seu âmbito a outras áreas da Ciência em 2004, assumindo a designação atual de Science on Stage.

Em Portugal o Science on Stage é organizado pelo NUCLIO [Núcleo Interativo de Astronomia] e pelo Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva.
Sob o lema “Inventando o Futuro da Educação em Ciências”, o Festival Science on Stage 2017 reunirá 350 professores de vários países da Europa de 29 junho a 2 julho, no Centro de Convenções Kölcsey em Debrecen, na Hungria. A disciplina de MIP é um exemplo de sucesso na aplicação da metodologia PBL [Project-based learning] no Ensino Secundário, contando com 10 anos de experiência e com resultados interessantíssimos no desenvolvimento de projetos de investigação em contexto escolar.