Conscientes da importância da formação integral dos nossos alunos e do investimento na inteligência criativa e hermenêutica, há mais de dez anos que proporcionamos aos nossos alunos oficinas de escrita, fotografia, cinema e desenho.
Para 2018 — integradas no projeto do Curso de Verão ESTÉTICA E TRANSCENDÊNCIA, em Barcelona, e em parceria com a Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica —, propomos duas oficinas simultâneas: ESCRITA E FOTOGRAFIA e DESENHO. Os alunos que se inscreverem numa das oficinas, terão vaga no Curso de Verão, em Barcelona, entre 24 e 30 de julho.

 

As duas oficinas decorrerão entre 31 de janeiro e 14 de março de 2018, à quarta-feira, da parte da tarde. A oficina de ESCRITA E FOTOGRAFIA [formadores: Jorge Melícias e Luís Costa] funcionará em 8 blocos de 90 minutos [12 horas]. A oficina de DESENHO [formador: Rodolfo Silva] funcionará em 6 blocos de 2 horas.
Propina integral: 140€.
Destinatários: alunos do ensino secundário.
Inscrições [e mais informações]: Prof. José Rui Teixeira e Prof. Pedro Pereira, até 26 de janeiro.

 

FORMADORES
JORGE MELÍCIAS é um dos mais reconhecidos poetas portugueses da sua geração. Licenciado em História pela Universidade de Coimbra, é também um reconhecido tradutor [de autores como Baudelaire ou Gamoneda. Em 2015 reuniu a sua poesia em “Hybris” [Cosmorama Edições]. Colabora com o CLF desde 2007.
LUÍS COSTA foi aluno do CLF e é licenciado em Som e Imagem, na Escola das Artes da UCP. “Fontelonga” e “Pena Fria” são duas curtas-metragens premiadas e selecionadas para vários festivais de cinema. “O Homem Eterno é o seu mais recente trabalho Para além de cinema, trabalha no campo da fotografia.
RODOLFO SILVA é um artista cuja obra incide n o desenho de representação e interpretação da figura humana. Licenciado em Som e Imagem na Escola das Artes da UCP, complementou a sua formação com artistas altamente conceituados na área do desenho como a Kathryn Engberg, Anthony Baus, Glenn Vilppu, entre outros.

 

Se a oficina de ESCRITA E FOTOGRAFIA será desenvolvida num modelo pedagógico semelhante ao que vem sendo prática no CLF, cumpre-nos apresentar o modelo da oficina de DESENHO: trata-se de um workshop de iniciação com o objectivo de transmitir conceitos básicos de desenho: dos materiais até às estruturas visuais, proporção, expressão da linha, perspetiva, noções básicas de anatomia e formas de sombra. Esta oficina destina-se a qualquer aluno que deseje aprender a desenhar, independentemente do nível de experiência que possua, na medida em que será desenvolvida em torno das necessidades individuais de cada aluno.