Durante o mês de janeiro, puderam ser visitadas, no colégio, as exposições “Outras Perspetivas” e “Autorretratos”, realizadas em simultâneo, e que deram a conhecer os trabalhos desenvolvidos, ao longo do primeiro período, pelos alunos do 11.º e 12.º anos, na disciplina de desenho A, e do 6.º ano, na disciplina de educação tecnológica, respetivamente.
“Outras Perspetiva” apresentou um conjunto de pinturas a tinta acrílica sobre tela e de desenhos a pastel de óleo. Estas obras nasceram de uma proposta que pretendia que os alunos abordassem temas trabalhados em sala de aula – figura humana e objetos de origem natural –, transformando os seus modelos em novos referentes gráficos através da manipulação de conceitos como perspetiva e escala.
“Autorretratos” partiu de um exercício de introspeção que se materializou numa assemblage – na arte, o termo refere-se a um trabalho produzido pela incorporação de objetos, muitas vezes do quotidiano, na composição – de afirmação de autoconhecimento. Cada objeto escolhido adquiriu, assim, significados estéticos ou simbólicos no contexto individual de cada obra, criando uma narrativa visual única, mas polissémica.
A organização desta iniciativa foi da responsabilidade do grupo de artes visuais e contou com a colaboração dos alunos na montagem de ambas as exposições.

 

Galeria de fotos