Ao longo do 2.º período, os alunos do 2.º ano estiveram envolvidos num projeto interturmas alusivo aos meios de transporte. Desde o passado e com vislumbres do futuro, foi possível analisar a evolução de diferentes transportes e o impacto da sua utilização no ambiente.
Este tema foi objeto de trabalho transversal a todas as disciplinas, enriquecido por várias atividades.
IndieJúnior Allianz, o 1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, foi o pontapé de saída deste projeto. O dia 8 de fevereiro começou com uma caminhada até à estação do IPO, onde apanhámos o metro que nos levou à Trindade. Para muitos dos alunos foi uma divertida estreia! À nossa espera estava a acolhedora sala do Cinema Trindade, recém-inaugurada após 17 anos de inatividade, com uma mostra de nove curtas-metragens oriundas de diferentes países (Rússia, Nova Zelândia, Alemanha, França, …). Cada um dos presentes votou e avaliou os filmes, do qual resultou o Prémio do Público Trina, atribuído à animação “A Pequena Corajosa”, de Polina Minchenok – Rússia (2015).
Outra atividade consistiu na visita das equipas da Escola Segura e do Corpo de Intervenção, que foram calorosamente recebidas e responderam a todas as nossas questões sobre segurança na escola, em casa e na rua. Experimentámos alguns dos equipamentos que fazem parte do quotidiano destes profissionais, compreendendo, assim, um pouco melhor o seu trabalho. Até tivemos a possibilidade de acionar a sirene da carrinha que, gentilmente, nos deram a conhecer. Foi, realmente, inesquecível!
Por fim, no dia 3 de abril, fizemos uma viagem num elétrico quase centenário pelas margens do rio Douro que, para além de ter sido um regresso ao passado, deixou-nos conscientes de que é, ainda, uma opção viável e ecológica para deslocações na cidade. “Eu vou a pé, de bicicleta ou de elétrico” foi a canção entoada no final da visita do 2.º ano ao Museu do Carro Eléctrico.

 

Galeria de fotos