PROJETOS

 

miniQuark!

O projeto miniQuark! é uma iniciativa do Colégio Luso-Francês destinada a promover a Física junto dos alunos do ensino secundário. Consiste numa escola de excelência, que decorre todas as sextas-feiras à tarde, das 15h15 às 17h00, no Laboratório de Física. Este projeto é inspirado no projeto Quark! do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra herdeiro de mais de 10 anos de tradição na preparação das equipas de jovens que têm representado Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física e do fórum das Olimpíadas de Física.
Dado o elevado número de alunos do Colégio Luso-Francês que tem participado em Coimbra, ininterruptamente desde 2005, e as variadas formações, que decorrem em paralelo, frequentadas pelo professor na área da Física Experimental Olímpica, nasceu a ideia de criar este projeto no nosso Colégio. A participação está aberta a todos os alunos que demonstrem grande interesse pela Física e excelência académica.
Nestas aulas, entre outras, são desenvolvidas as seguintes atividades:
— Preparação de alunos para as Olimpíadas de Física, nas vertentes regionais, nacionais e internacionais.
— Realização de atividades experimentais olímpicas.
— Visualização de documentários.
— Provas de criatividade.
— Participação no concurso A beam line for schools do CERN.
— Aulas e palestras em tópicos de física mais avançada que não constam do curriculum nacional da disciplina.

Coordenação:
Prof. Carlos Azevedo
carlos.azevedo@lusofrances.com.pt
 

Estética e Transcendência

CURSO DE VERÃO
Curso temático promovido pela disciplina de Filosofia, no âmbito do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Colégio Luso-Francês. Realizado anualmente desde 2014.15, na Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, em Barcelona, o curso ESTÉTICA E TRANSCENDÊNCIA tem uma perspectiva interdisciplinar que convoca saberes das áreas da Filosofia, Literatura, História da Cultura e das Artes e EMRC.
Projeto com o apoio da APELF, numa parceria com a Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica [Porto] e com a Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull [Barcelona].

Coordenação:
Prof. José Rui Teixeira
joserui.teixeira@lusofrances.com.pt
Prof. Pedro Pereira
pedro.pereira@lusofrances.com.pt

 

Urbi et Orbi

Projeto desenvolvido desde 2013.14, com o apoio da APELF, no âmbito do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e do Núcleo de Evangelização, orientado para uma visita de estudo anual a Roma.

Coordenação:
Prof. José Rui Teixeira
joserui.teixeira@lusofrances.com.pt
Prof. José Miguel Lima
jose.lima@lusofrances.com.pt

 

Congaudeant

“Congaudeant catholici” é um célebre cântico dos peregrinos a Compostela composto por Albertus Parisiensis no século XII e integrado no Codex Calixtinus. Do verbo latino “congaudeo” [que significa “alegrar-se com”], “congaudeant” é um convite à alegria partilhada, essa alegria indescritível que os peregrinos testemunham no Caminho e na experiência transfiguradora da chegada à Catedral de Santiago. É nesse espírito que propomos o projeto CONGAUDEANT: uma comunidade de peregrinos reunida em torno da experiência do Caminho de Santiago, que promove, estuda, reflete e divulga o fenómeno dos Caminhos, a sua espiritualidade e tradição.
Trata-se de um projeto desenvolvido desde 2001.02, no âmbito do Núcleo de Evangelização e da disciplina de EMRC, inspirado no Evangelho, na tradição da Igreja e no humanismo cristão, ponto-de-partida para a construção de uma identidade cristã no nosso tempo.

Coordenação:
Prof. José Rui Teixeira
joserui.teixeira@lusofrances.com.pt