A Direção Pedagógica do Colégio Luso-Francês, questionada pelo Ministério da Educação e tendo consultado o Conselho Pedagógico, decidiu não realizar as Provas de Aferição a aplicar ao 2.º, 5.º e 8.º anos.

O Colégio decidiu ainda aderir a um projeto piloto proposto pela AEEP [Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo], em parceria com o IAVE [Instituto de Avaliação Educativa], de aplicação de Provas de Final de Ciclo para o 4.º e 6.º anos.
As Provas de Final de Ciclo serão realizadas numa plataforma digital, com os meios informáticos adequados, para os quais serão oportunamente organizados testes/simulações. Destinar-se-ão aos alunos do 4.º e 6.º anos, nas disciplinas de Português e Matemática. Não têm quaisquer custos para os Encarregados de Educação. Servem para aferir os processos pedagógicos e as aprendizagens dos nossos alunos no final do 1.º e 2.º ciclos; as Provas possibilitarão ainda uma descrição do desempenho, diagnosticando dificuldades por aluno, por turma e estabelecimento de ensino. As provas não têm qualquer implicação na avaliação. Os resultados serão comunicados aos Encarregados de Educação, mas não serão afixados publicamente.
As provas de Português serão realizadas no dia 31 de maio e as de Matemática serão realizadas no dia 2 de junho. O horário e outras informações pertinentes serão oportunamente divulgados.