SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

O Serviço de Psicologia e Orientação escolar do Colégio Luso-Francês presta apoio a toda a comunidade educativa, desenvolvendo a sua atividade nos domínios da orientação escolar e do apoio psicológico e pedagógico aos alunos, docentes, pessoal não docente, pais / encarregados de educação, no contexto das atividades educativas. Mais especificamente, intervém em dimensões como a adaptação escolar, a aprendizagem, o comportamento e a atitude face à escola, as escolhas vocacionais e o desenvolvimento pessoal nas suas diversas vertentes [social, interpessoal, emocional, moral, etc.].

Constituído por uma equipa de três psicólogas, o Serviço de Psicologia orienta a sua ação essencialmente para a promoção dos recursos pessoais dos alunos e para a prevenção de problemáticas ligadas ao processo de crescimento e à relação com a escola e a aprendizagem intervindo no âmbito das seguintes modalidades: consultoria aos agentes educativos, consulta psicológica [em grupo ou individual] no domínio vocacional ou outros, formação e conceção/apoio a projetos desenvolvidos na comunidade educativa.

Atividades desenvolvidas pelo SPO

Avaliação Psicológica e Acompanhamento psicológico e pedagógico Individualizado. Pretende avaliar o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional dos alunos e acompanhar os mesmos, ajudando-os a superar as dificuldades psicossociais, emocionais e pedagógicas. Pretende também desenvolver as potencialidades dos alunos e contribuir para um maior sentimento de confiança nas suas competências académicas e pessoais.

Consulta de Orientação Vocacional. Pretende fomentar o autoconhecimento e apoiar os alunos na definição e construção dos seus projetos formativos/profissionais futuros, mediante a exploração das suas competências, interesses, objetivos e valores profissionais na relação com as oportunidades oferecidas pelo contexto social.

Programas de Intervenção em Grupo. São desenhados em consonância com as necessidades psicológicas e pedagógicas dos alunos em diferentes níveis escolares e visam a prevenção de dificuldades e a promoção de competências que contribuam para o seu bem-estar e sucesso no seu desenvolvimento pessoal e no seu percurso escolar.

Colaboração e Articulação com os Profissionais escolares, Encarregados de Educação e Serviços Externos. Procura adequar continuamente as medidas e estratégias escolares às necessidades dos alunos, envolvendo os diferentes contextos e pessoas que influenciam, direta ou indiretamente, as condições do seu desenvolvimento dentro e fora do meio académico.

Contactos

Pré-escolar e 1.º Ciclo:
Dr.ª Cristiana Nogueira
cristiana.nogueira@lusofrances.com.pt
2.º Ciclo:
Dr.ª Isabel Rodrigues
isabel.rodrigues@lusofrances.com.pt
3.º Ciclo e Secundário:
Dr.ª Helena Calheiros
helena.calheiros@lusofrances.com.pt