No dia 17 de maio as crianças do pré-escolar – 3 anos visitaram a Estação Litoral da Aguda.
O Aquário da ELA é dedicado à fauna e flora aquáticas locais, mostrando sobretudo os peixes e invertebrados marinhos mais importantes para a pesca artesanal.
Os 15 aquários, são habitados por mais de 1000 indivíduos de cerca de 60 espécies que representam a vida aquática dos biótopos característicos da praia da Aguda.
A exposição começa pelas poças de maré da zona intertidal e entra depois na zona sempre submersa do sublitoral, descendo aos 3 metros de profundidade para o habitat típico das laminárias.
Com a profundidade a aumentar, de 5 em 5 metros, e ao passar a zona rochosa característica do mar da Aguda, encontram-se as fanecas,as douradas o congro e as moreias. Chega à profundidade máxima de 25 metros, onde começam os bancos de areia e onde foi montado um pequeno recife artificial que é frequentado por espécies de grande porte como o peixe-porco, a raia ou o pregado.
Os peixes e invertebrados marinhos em exposição foram capturados com a colaboração dos pescadores da Aguda, usando as técnicas e cuidados adequados.
Depois da visita mágica ao museu das pescas e ao aquário as crianças assistiram à hora do conto da ELA que as sensibilizou para o cuidado e preservação dos mares e das espécies.
No final da visita, as crianças foram surpreendidas junto à praia, com a chegada de um pescador de pesca submarina que os encantou com vários peixes e um polvo, o qual tiveram a oportunidade de observar e tocar.
Foi uma visita muito divertida e rica em novas experiências e aprendizagens.

 

Galeria de imagens