Nos dias 20 e 23 de novembro, no contexto da disciplina de educação visual, os alunos do 6.º ano visitaram a exposição Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências, apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto.

Anish Kapoor é considerado um dos mais importantes escultores da atualidade. Nasceu em Bombaim, em 1954, e reside e trabalha em Londres. Esta é a sua primeira mostra individual em Portugal e inclui quatro peças distribuídas pelo Parque de Serralves – a localização de cada uma foi criteriosamente definida pelo artista –, uma escultura no museu e 56 maquetas concebidas ao longo dos últimos 40 anos.

Neste enquadramento privilegiado, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com objetos de arte significativos, conhecer as principais características do trabalho deste artista, desvendar os seus processos de pensamento e perceber os desafios que se colocam na concretização das suas obras.

O mistério e a prodigiosa dimensão das esculturas impressionaram. Na Clareira das Bétulas, à entrada do Museu, por exemplo, os alunos descobriram, entrando literalmente na obra, a escultura/instalação concebida por Anish Kapoor para o exterior do Palácio de Versalhes, Paris, 2015: Sectional Body Preparing for Monadic Singularity – Corpo seccional preparando-se para uma singularidade monádica –, um cubo de sete metros de altura em PVC, aço e madeira. Foi um momento empolgante.

 

Galeria de imagens