2016_visita_igreja_sfrancisco1No âmbito das comemorações dos 80 anos do colégio, o grupo do 3.º ano está a desenvolver um projeto sobre a figura de São Francisco.
Integrado nesse projeto, no dia 24 de novembro, as três turmas do 3.º ano realizaram uma visita de estudo, guiada pelo professor Vítor Teixeira, à Igreja Museu de São Francisco, no Porto.
Os alunos mostraram-se muito atentos e curiosos, tendo achado particular interesse à talha dourada, à Árvore de Jessé, a alguns retábulos e à ida às Catacumbas.
Foi uma visita muito enriquecedora que permitiu ampliar os conhecimentos sobre São Francisco e sobre a história do Porto. Agradecemos ao Prof. Vítor Teixeira todo o empenho e disponibilidade com que nos acompanhou nesta visita.

 

2016_visita_igreja_sfrancisco2“Os frades Franciscanos estabeleceram-se no Porto no início do século XIII, tendo-lhes sido atribuído em 1233 um terreno para a construção da sua Igreja. (…) Em 1244 o Papa Inocêncio V, através da Bulla Doelentis accepimus confirma a posse do terreno à Ordem Franciscana. Iniciou-se então a edificação das fundações do convento anexo e de uma igreja primitiva, mais modesta e de nave única. Em 1383 iniciam-se as obras da igreja actual, impulsionadas por decreto de D. Fernando, especial protetor dos Franciscanos. A construção foi concluída em 1410. (…) Em 1833, as instalações conventuais anexas à igreja são destruídas por um incêndio. O fogo teve origem num tiroteio das tropas Miguelistas no final do cerco do Porto.”
wikipedia.org (adaptado)