No dia 2 de julho, os alunos do 6.º ano assinaram as suas iniciais ao longo da nova ciclovia. Divididos em turnos e acompanhados pela equipa do Departamento de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal do Porto e por professores, deslocaram-se para a rua Conde de Avranches, onde decorreram as pinturas.
Entre as 20 e as 22 horas, de trincha na mão, cada aluno assinou no asfalto a inicial do primeiro e último nomes. Para sua segurança, usaram coletes refletores e contaram com o apoio da Polícia de Segurança Pública e da Proteção Civil.

Projeto Pedalar
Desde muito cedo que estes alunos lutam por um mundo mais sustentável. No entanto, foi no 5.º ano que o seu projeto mais ambicioso surgiu, o “Projeto Pedalar”. Foi desenvolvido no âmbito da disciplina de TIC-Projeto, respeitando a metodologia de projeto e, apesar de todos os constrangimentos causados pela pandemia, os trabalhos nunca pararam, apenas se foram adaptando às circunstâncias.
Tendo sempre como principal objetivo contribuir para a descarbonização, os alunos pesquisaram exemplos de boas práticas de mobilidade sustentável e descobriram grandes projetos de cidades cicláveis. Analisando a planta da nossa cidade, verificaram a viabilidade da implementação de uma ciclovia na zona circundante ao colégio.
No presente ano letivo, o projeto foi apresentado ao Departamento de Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal do Porto. E se os alunos acreditavam no projeto, o Diretor do Departamento, o arquiteto Manuel Paulo Teixeira, a Sr.ª Vereadora dos Transportes, Dr.ª Cristina Pimentel, bem como toda a equipa, também acreditaram e desafiaram-nos a concretizá-lo.

Filme de animação na plataforma Scratch
Integrado neste projeto, em trabalho interdisciplinar com a disciplina de português, cada turma escreveu uma história de super-heróis que foi convertida num filme de animação, criado na aplicação Scratch. Na disciplina de educação musical, os alunos musicaram o genérico do filme da turma.
Estas animações são outra etapa da difusão do “Projeto Pedalar”, sendo a ciclovia um dos principais palcos de ação destas histórias.
Assim, quatro filmes foram produzidos e uma ciclovia construída.
Os alunos prometem não ficar por aqui…