Alunos do CLF vencem primeiro prémio de Jovens Cientistas e Investigadores

Jun 7, 2023

O projeto SpiderBacH2 desenvolvido pelos alunos Inês Cerqueira, Afonso Nunes e Mário Onofre, saiu premiado do concurso Jovens Cientistas e Investigadores, evento que ocorreu no Alfândega do Porto, nos passados dias 1,2 e 3 de junho.
SpiderBacH2 teve como objetivo a produção de seda de teia de aranha recombinante a partir de uma bactéria marinha, Rhodovulum sulfidophilum, que, quando associada a um peptídeo bioativo [Proteína Morfogenética Óssea 7, BMP7] promove a diferenciação de osteoblastos. À propriedade regenerativa de tecido ósseo associou-se a produção de hidrogénio verde, subproduto do metabolismo bacteriano em condições anaeróbias.
A qualidade da investigação desenvolvida pelos alunos mereceu-lhes o primeiro lugar no concurso e o passaporte para a final europeia do EUCYS [European Union Contest for Young Scientists] em Bruxelas, em setembro próximo.
Aqui, os alunos defenderão o seu projeto, em representação de Portugal, perante um júri internacional, juntamente com os restantes jovens investigadores finalistas de outros países europeus.
O EUCYS é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e visa promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, através de uma mostra anual da melhor investigação desenvolvida por estudantes europeus pré-universitários. Desta forma, a Comissão procura dar reconhecimento e fortalecer os esforços feitos em cada país participante para atrair jovens para carreiras nas áreas da Ciência e da Tecnologia.
O concurso nacional é organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Agência Ciência Viva e o Município do Porto.
Na sua 31ª. edição, o “Jovens Cientistas e Investigadores” contou com a participação de 65 projetos, envolvendo mais de 150 alunos de todo o país.
Os projetos foram avaliados por jurados de várias universidades e centros de investigação portugueses.
Desejamos as maiores felicidades à Inês, ao Afonso e ao Mário!
Parabéns pais por serem tão especiais!
Um agradecimento muito especial aos incansáveis orientadores científicos de toda esta aventura, Doutora Albina Franco e Professor Doutor Rui L. Reis, do 3B´s Research Group, Laboratório de investigação da Universidade do Minho dedicado aos Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos. Acolheram-nos com enorme carinho e fizeram-nos crescer!