O projeto SpiderBacH2 — desenvolvido pelos alunos Inês Cerqueira, Afonso Nunes e Mário Onofre — venceu a final europeia do concurso EUCYS [European Union Contest for Young Scientists], nos passados dias 13 a 15 de setembro, em Bruxelas.
Nesta 34.ª edição do concurso estiveram presentes 85 projetos, finalistas de 36 países.
SpiderBacH2 teve como objetivo a produção de seda de teia de aranha recombinante a partir de uma bactéria marinha [Rhodovulum sulfidophilum] que, quando associada a um peptídeo bioativo [Proteína Morfogenética Óssea 7 (BMP7)] promove a diferenciação de osteoblastos. À propriedade regenerativa de tecido ósseo associou-se a produção de hidrogénio verde como subproduto do metabolismo bacteriano em condições anaeróbias.
A Inês, o Afonso e o Mário não podiam ter defendido melhor o seu projeto perante doze jurados de diferentes áreas científicas. A sua dedicação e paixão valeu-lhes o Primeiro Prémio: 7 mil euros e um Special Award de uma semana de trabalho na European XFEL – European X-Ray Free-Electron Laser Facility, na Alemanha.
O Presidente da República felicitou os nossos alunos, sublinhando “a importância da Ciência e do papel de todos os Cientistas na nossa sociedade e o quanto o mundo precisa dos Cientistas para questionar, e concretizar as suas ideias através de projetos inovadores”.
Um agradecimento muito especial aos incansáveis orientadores científicos de toda esta aventura, Doutora Albina Franco e Professor Doutor Rui L. Reis, do 3B´s Research Group, Laboratório de investigação da Universidade do Minho dedicado aos Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos, sem os quais esta aventura não teria sido possível.
Um agradecimento muito especial aos jurados do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores, que acreditaram na qualidade do projeto para representar o país na final europeia e à Fundação da Juventude, que faz toda esta magia acontecer pela 31.ª vez com a organização do concurso Jovens Cientistas e Investigadores a nível nacional.
Um agradecimento muito especial a toda a equipa da EUCYS por terem acolhido tão bem os alunos!
A Profª. Rita Rocha refere que não há palavras para a elevação, o profissionalismo, a simpatia e a empatia que os alunos demonstraram durante três dias ininterruptos de defesa do projeto.
O EUCYS é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e integra-se no plano de atividades de “Ciência para e com a Sociedade” da instituição.
O concurso conta já com 33 edições e visa promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, através de uma mostra anual da melhor investigação desenvolvida por estudantes europeus pré-universitários.
O projeto SpiderBacH2 foi desenvolvido na disciplina de MIP [Metodologias de Investigação em Projeto], com a Profª. Rita Rocha, e faz parte de uma história feita de dezenas de projetos internacionalmente reconhecidos e premiados desde 2006.