2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
A organização curricular do 2.º ciclo do ensino básico é assegurada por uma equipa de professores que dá continuidade ao trabalho iniciado no 1.º ciclo e reforça o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, a capacidade de autorregulação dos comportamentos, o compromisso com o desenvolvimento integral do aluno e o constante incremento das suas potencialidades.
À equipa de professores compete, no início de cada ano letivo, uma planificação articulada das atividades, dos processos de avaliação e das intervenções que se considerem mais ajustadas a cada turma e a cada aluno nas diferentes etapas do ano letivo, tendo em consideração as aprendizagens, a autonomia e a responsabilidade, num diálogo permanente com as famílias.
Neste ciclo, a figura do diretor de turma assume uma grande importância, na medida em que acompanhará o aluno durante dois anos de uma forma muito próxima, não só no que diz respeito à monitorização das aprendizagens, como também da estabilidade emocional dos alunos.
Nos dois anos do 2.º ciclo, são propostas aos alunos novas rotinas e uma diversidade disciplinar que os inicia em novas áreas do conhecimento.
Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, o CLF proporciona um modelo de docência em par pedagógico, que permite um desenvolvimento mais consequente de projetos e trabalho cooperativo, cujo resultado é anualmente apresentado à comunidade educativa.
Tal como no 1.º ciclo, as visitas de estudo são integradas no desdobramento das áreas curriculares disciplinares e possibilitam experiências diversificadas e complementares às aprendizagens no contexto de sala de aula.
Coordenador:
Vítor Araújo
vitor.araujo@lusofrances.com.pt