Três alunas do CLF premiadas no concurso Jovens Cientistas e Investigadores, com passaporte para a final europeia EUCYS, em Katowice [Polónia].
O projeto Power-2-Sense Glucose, desenvolvido pelas alunas Mafalda Pinto, Matilde Pinto e Simone Pinto, foi premiado do concurso Jovens Cientistas e Investigadores, evento que decorreu na Alfândega do Porto, nos passados dias 23, 24 e 25 de maio.
Power-2-Sense Glucose teve como objetivo desenvolver um biossensor em papel capaz de medir os níveis de glicose. Além de ser mais sustentável, pois substitui as tradicionais matrizes cerâmicas, consegue gerar energia, evitando a necessidade de uma fonte externa para operar. Por fim, inspirando-se nos “Lab on a chip”, o Power-2-sense Glucose teve como propósito a miniaturização do dispositivo, o que foi possível devido à utilização de enzimas como biocatalizadores. Cada enzima reage apenas com um único analito, permitindo assim juntar o ânodo e o cátodo no mesmo local e reduzir as dimensões do biossensor.
A qualidade da investigação desenvolvida pelas alunas possibilitou-lhes o quarto lugar e o passaporte para a final europeia do EUCYS [European Union Contest for Young Scientists], em Katowice, em setembro. Aqui, defenderão o projeto, em representação de Portugal, perante um júri internacional, juntamente com os restantes jovens investigadores finalistas de outros países europeus.
O EUCYS é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação, da Comissão Europeia, e integra-se no plano de atividades de “Ciência para e com a Sociedade”. O concurso conta já com 34 edições e visa promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, através de uma mostra anual da melhor investigação desenvolvida por estudantes europeus pré-universitários.
Desta forma, a Comissão procura dar reconhecimento e fortalecer os esforços feitos em cada país participante para atrair jovens para carreiras nas áreas da Ciência e da Tecnologia.
Em Portugal o concurso é coorganizado pela Fundação da Juventude, pela Agência Ciência Viva e pelo Município do Porto.
O concurso Jovens Cientistas e Investigadores contou com a participação de 110 projetos, envolvendo mais de 300 alunos e prémios no valor de 10 mil euros. Os projetos foram avaliados por jurados de várias universidades e centros de investigação portugueses.
Desejamos as maiores felicidades à Mafalda, à Matilde e à Simone para uma semana que será certamente inesquecível.