Alunos de seis países europeus discutem Alterações Climáticas

Dez 30, 2019

Trinta alunos de seis países europeus – Alemanha, França, Grécia, Itália, Lituânia e Portugal – participaram, de 17 a 23 de novembro, na quarta mobilidade do projeto MOVE, uma iniciativa ERASMUS + que promove a partilha de valores europeus entre alunos e professores.
O Bernardo Lello, o Francisco Neves, a Helena Pinto, o Pedro Pinto, a Sara Onofre e a Sofia Braga deslocaram-se a Hamburgo, na Alemanha, para dar continuidade às tarefas iniciadas em outubro de 2018, relacionadas com o tema da mobilidade.
A semana iniciou com a apresentação dos resultados de pegada carbónica das mobilidades realizadas pelos alunos europeus durante o período de férias. O padrão dos nossos alunos não fugiu da média europeia, revelando um peso elevado da utilização do automóvel privado. Este foi, aliás, um dos motes para a forma de mobilidade que se assumiu durante a semana: a bicicleta. Pelo meio de alguns percalços e pequenas quedas, lá se foram adaptando os alunos a uma realidade diferente, acompanhada do tempo chuvoso e falta de sol daquelas latitudes.
Além de comunicações orais, os alunos integraram quatro workshops ao longo da semana: Sharing Economy, Mobility and Consumer Behavior, Media Coverage e Successfully Fighting Climate Change.
Os alunos portugueses distribuíram-se pelos quatro workshops e os resultados apresentados foram interessantíssimos.
Além dos workshops, os alunos visitaram a maior fábrica automóvel da Europa: a Volkswagen. Aqui, perceberam a estratégia do grupo para se adaptar às novas exigências ambientais. Num documento partilhado por todos, lê-se: “The future and mobility research conducted by the Group Research division is helping the Volkswagen group to take an active role in the future of our planet. Social developments, new technology, economic changes, ecological conditions, and political structures set the course for research into innovative vehicles, new functions, and mobility concepts for the future.” Todas estas preocupações serão formalizadas em novas tarefas a desenvolver até à próxima mobilidade, em Itália.