Destinatários: 12º. Ano | Biologia
Local: CLF e Escola Superior de Saúde de Santa Maria
Organização: Departamento de Ciências da Natureza e Tecnologias | Biologia
Em colaboração com a Escola Superior de Saúde Santa Maria, os alunos do 12º de Biologia terão oportunidade de desenvolver os seguintes módulos:- Linhas estruturantes das Políticas de Saúde em Portugal;
– Organização do Sistema de Saúde e Serviços de Saúde;
– Enquadramento e Acesso às Profissões de Saúde;
– Comunicação e Humanização da Saúde;- A Saúde na Era Digital;
– Promoção da Saúde;- Saúde Pública e Saúde Global;
– Problemas atuais e Desafios Futuros da Saúde;- SBV/DAE- Visita ao Centro de Simulação Avançada + Tertúlia com profissionais de Saúde.
Da presente ação os alunos receberão um certificado de participação e outro de SBV/DAE.
Destinatários: 3.º Ciclo e Secundário
Local: Colégio Luso-Francês
Organização: Departamento de Línguas
O Colégio participa nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, organizadas pela Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, o Plano Nacional de Leitura, a Direção Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Escola Secundária de Camões.
Destinatários: 12.º Ano Biologia
Local: Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica
Organização: Departamento de Ciências da Natureza e Tecnologias | Biologia
A Escherichia coli pode utilizar lactose como fonte de carbono. Porém, só o fará se não houver outra fonte de carbono, alternativa e mais rentável. Com este trabalho os alunos poderão explorar o conceito de operão e o efeito de indução da expressão génica.
Destinatários: 12.º Ano Biologia
Local: Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica
Organização: Departamento de Ciências da Natureza e Tecnologias | Biologia
O aumento da esperança média de vida tem tido um grande impacto nas áreas dos dispositivos médicos e dos biomateriais, onde a engenharia se cruza com as ciências da vida, e o desenvolvimento de recursos clínicos para substituição e regeneração de tecidos e órgãos danificados tornou-se numa das áreas de investigação com mais potencial para melhorar a qualidade de vida humana. Neste trabalho serão desenvolvidos materiais para regeneração de pele sob a forma de membranas e com base em materiais naturais. Vão ser testadas as suas propriedades físico-químicas assim como a sua interação com fluidos e os diferentes resultados analisados.