Instalação “Revolução. Liberdade. Criação.”

Mai 13, 2024

No âmbito da disciplina de Oficina de Artes do 12.º ano, as alunas desenvolveram uma instalação artística para comemorar os 50 anos do 25 de abril. Esta intervenção consiste numa escultura-origami, apresentada como uma instalação-mural que preenche uma das paredes do átrio do novo edifício do Colégio. Composta por cerca de mil módulos de origami em tons de vermelho, a obra incorpora as palavras de ordem “Revolução. Liberdade. Criação”.
Através da sua expressão visual, a instalação pretende evocar os valores fundamentais associados a este marco histórico, recordando a determinação, a paixão e a luta vinculadas ao movimento revolucionário que culminou na Revolução dos Cravos.
Os módulos de origami, dispostos de forma irregular e dinâmica, sugerem a imagem de um mar de cravos vermelhos, representação simbólica e poderosa da revolução, e criam uma sensação de movimento e fluidez, representando a constante evolução da democracia. O vermelho, como símbolo de paixão e coragem, evoca os ideais revolucionários e a energia libertadora do 25 de abril.
“Revolução. Liberdade. Criação.” celebra este momento histórico e convida o interlocutor a refletir e a dialogar sobre os ideais de liberdade, justiça e democracia, que continuam a ser pertinentes na sociedade contemporânea.