Parlamento dos jovens

Mai 8, 2024

Nos passados dias 18 e 19 de março, o Colégio Luso-Francês [representado pelos alunos do 12.º ano do curso de Ciências Socioeconómicas: Luís Ferreira e Lia Forman] marcou presença na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Porto 2024, cujo tema foi a criação de “caminhos para uma escola plural e participativa”, num ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril.
Os trabalhos da sessão tinham como objetivo primordial a criação de um projeto comum a todas as escolas do distrito do Porto que apresentasse medidas com o propósito de mudar o atual sistema de ensino português, largamente criticado nos últimos anos. Foram dois dias de debate intenso que culminaram na redação desse mesmo projeto e na eleição de 6 das 72 instituições de ensino presentes para representarem o distrito do Porto na Assembleia Nacional na última fase deste projeto tão enriquecedor.
É, pois, com muito orgulho que anunciamos que o Colégio Luso-Francês conseguiu um resultado inédito, tendo sido uma das escolas selecionadas para defender os valores do seu distrito, sumariados nas medidas originárias do debate crítico e fundado destes dois dias.
Felicitamos os alunos envolvidos, bem como todos os professores, encarregados de educação e colegas que, de uma ou outra forma, tiveram influência num resultado largamente satisfatório. Resta-nos, por fim, felicitar o aluno Francisco Neto que ocupou um lugar na Mesa desta Sessão e que teve reconhecido contributo na boa condução dos trabalhos, tendo ocupado o lugar de Secretário.
A próxima [e última] fase deste projeto decorrerá nos dias 27 e 28 de maio na Assembleia da República em Lisboa. Congratulamos, uma última vez, os nossos alunos e desejamos-lhes uma boa sessão, na certeza de que continuarão a elevar o nome do Colégio Luso-Francês e da região do Porto na Casa da Democracia.

PARLAMENTO DOS JOVENS