Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, um grupo de alunos do 12.º ano visitaram as cidades de Burgos e León [Comunidade Autónoma de Castilla y León].
Os estudantes puderam, no âmbito das disciplinas de Antropologia e Psicologia B, problematizar “in loco” o processo da evolução humana, por meio da descoberta guiada dos núcleos de exploração arqueológica da Serra de Atapuerca, nos quais se encontram alguns dos mais antigos e relevantes vestígios das etapas históricas do processo de hominização.
Ademais, houve tempo e espaço para conhecer as catedrais de Burgos e León, exemplos paradigmáticos do gótico medieval. Estes edifícios, associados à Reconquista Cristã e à ascensão da Cristandade europeia, são monumentos emblemáticos do património cultural da Península Ibérica. Respetivamente, a catedral de Burgos foi elevada a Património Mundial da UNESCO em 1984 e a catedral de León foi o primeiro bem classificado como monumento nacional de Espanha pela Real Ordem de 28 de agosto de 1844.
Desta jornada de enriquecimento científico, cultural e humano, fica o testemunho de uma oportunidade única de consciencialização da espécie humana como resultado de uma evolução longa e complexa, cujas circunstâncias motivam o trabalho contínuo de centenas de investigadores.
Os alunos foram acompanhados pelos professores Auxília Ramos, José Rui Teixeira, Lina Soares, Pedro Pereira e Rui Teixeira.